quinta-feira, 2 de maio de 2013

CURIÓ e sua primeira muda de pardo. Como agir e o que observar


Tenho um filhote de curió macho de nome General’s, possui aproximadamente 5 meses de vida,  este filhote já estava churriando muito bem, até que ele iniciou a sua primeira muda de pardo pra pardo, como normalmente sabemos ele parou em imediato de churriar, como ele estava encapado estranhei a parada repentina, quando juntamente percebi a pouca ou quase nenhuma alimentação do General’s, minha observação ao filhote passou a ser absurdamente delegada pois se tratava de um filhote, ato que de certa forma o deixava  menos resistente que outros curiós adultos, quando não bastasse a muda de pena também havia iniciado a troca de bico deste filhote. Surgindo assim o meu medo e dúvida de como medicar e o que medicar, pois sendo filhote é exigido uma atenção especial para não se precipitar e agir de forma incorreta, quando recorri aos grandes e fortes amigos do grupo “Amigo Curió” e “Amigo do Curió”, entre eles grande e forte Pereira de Botucatu, Walter do criatório Kurumi de Carapicuíba, Djan Schettino de Santo André, Edmilson (Danone) do criatório Ouro Negro entre todos que me ajudaram e ajudam até hoje obtendo o auxilio essencial e de enorme valor precavendo o óbito do filhote. Vou contar como foi espero ajudar como fui ajudado e agradeço até hoje a todos do grupo. Perguntei nos grupos citados.
Amigos venho aqui pedir-lhes uma enorme ajuda, pois tenho um filhote macho de curió nome General's de 5 meses de vida, enfim vou contar o que esta acontecendo com ele:
Ele entrou em muda de pardo pra pardo.
Esta trocando de bico.
E a  partir de ontem ele só dorme no poleiro, ainda vejo fezes dele porém acho isso mais do que anormal o que pode ser? O que devo fazer?
1º Me indicaram colocá-lo em local aquecido ou que houvesse uma temperatura agradável, não contendo entradas de ar frio, ventos e umidade em excesso. Quando diante as o mantive encapado e ligando o aquecedor individual    http://www.terradospassaros.com/loja/detalhes.asp?codigo_produto=1340 produto indicado para manter uma temperatura aquecida à filhotes.
2º Colocar uma dose durante aproximadamente 3 dias de coccinon ou coccidex , com finalidade em evitar o amedrontoso Peito Seco , por fato e ele estar perdendo a vontade de se alimentar devido a febre de duas mudas ao mesmo tempo.
3º Fazer uma farinhada atrativa e macia não exigindo muito esforço do bico do curió no ele tentar comer, farinhada de (ovo cozido, mel, cc2030 e flocão de milho e coccidex), ou seja, uma farinhada pra filhotes.
Foram exatamente perfeitas as indicações, porém como eu tinha percebido um tanto quanto atrasado o relato fui obrigado a pegá-lo na mão (atitude de alto índice de estresse a qualquer passarinho), pois diante uma observação diária (dia que até faltei ao trabalho), ele só dormia o dia, não se alimentava e nem bebia água. Pegando na mão dei coccidex no bico dele, ele sentiu muito no instante, mas após a medicação no bico ele reagiu muito bem, aí usufrui das indicações citadas acima. Enfim graças DEUS e  as pessoas do grupo ele continua firme e forte e dará muitas alegrias.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EUTANÁSIA: QUEM DECIDE A HORA CERTA DE MORRER?

AMOR ENCERRADO POR DOR. SERÁ QUE DEVE?  Foto: Getty         Todos passam por momentos desagradáveis na vida. Uma enfermidade incurável, que ...