

Alimentação
O curió ou qualquer outra espécie de ave tem suas necessidades nutricionais e preferências alimentares. Na natureza, eles estão diante seu habitat natural e uma diversidade de nutrientes gigantesca, podendo se alimentar conforme sua necessidade nutricional. Em cativeiro isso não ocorre, por isso é fundamental uma dieta diversificada, balanceada, e a suplementação vitamínica, mineral e aminoácida diária para repor qualquer deficiência na alimentação. Alguns criadores de curió adotam diariamente sementes outros ração extrusada, seja o que for, incrementam ou devem incrementar, vitaminas em pó ou em gotas para suprir a falha a qual o alimento não cumpre, no cativeiro.
Água
Fornecer sempre água fresca e filtrada, evitando assim doenças bacterianas e parasitárias, trocando-as diariamente ou sempre que houver a percepção de alguma sujeira desagradável ao curió, limpando semanalmente os bebedouros ou banheiras.
Areia Mineral
A areia ajuda na digestão das aves, por isso, deixe sempre disponível ao curió, uma areia diferente as utilizadas em construções, se trata de uma areia específica para pássaros, vendida no mercado varejo voltada às aves em geral.
Banhos
Os curiós devem tomar banhos freqüentes, em média um por semana no mínimo, logicamente analisando a temperatura local , a época e o horário.
Prevenir é melhor que remediar
As aves como qualquer outro ser vivo, estão expostas a agentes que podem ser patogênicos. Medidas profiláticas ou preventivas devem ser tomadas.
Toda deve ser vermífugada anualmente ou sempre que necessário sobre a percepção de anormalidades do curió. O controle de piolhos e ácaro também é de enorme importância em qualquer plantel, inconveniência essa que pode ser tratada ou evitada diante uma higienização semanal do cômodo e gaiolas que se encontram os pássaros.
Sintomas os quais podem apresentar a ave diante a infestação:
Perda de Apetite;
Irritabilidade;
Lesões pelo corpo;
Queda e perda do brilho das penas;
Param de Cantar;
Fraqueza e até mesmo a morte
Principais sinais da ave quando doente:
Procure um médico veterinário se observar os seguintes sinais no curió: narinas ou olhos com secreção ou espirros, perda de peso, apatia (ave que fica no fundo da gaiola), cistos na pele, perda de apetite, bicos e unhas quebradiços ou crescimento exagerado dos mesmos. Quanto mais rápido for o diagnóstico da doença mais fácil será o tratamento do curió.
Higienização das gaiolas:
A Higienização das gaiolas é pra mim o segmento de seu sucesso, e deve ser feita se possível diariamente ou um dia sim outro não, evitando problemas de saúde ao curió. As bandejas das gaiolas facilitam a limpeza e evitam sujar o ambiente, porém podem se tornar um local de contaminação, isso se não forem limpas frequentemente. Recolha o papel do fundo da gaiola, se houver, ou limpe as fezes e restos de alimentos com auxilio de uma esponja de água, Os poleiros e as grades devem ser limpos sempre que necessário. Não é recomendável a utilização de jornal no fundo da gaiola, pois pode intoxicar o pássaro devido as bactérias contido na tinta do mesmo.
Os comedouros e bebedouros devem ser limpos pó assoprados pelo menos 3 vezes semana ou sempre que necessário.
Sucesso
Nenhum comentário:
Postar um comentário