![]() |
Aqui vai a dica de como tirei o meu galador e não é novidade a ninguém de tem centenas de outras maneiras a obter sucesso. |
Sabemos que é muito difícil fazer o próprio galador em seu criatório, pois requer muita paciência e principalmente dedicação.
O essencial pra isso é:
1º Escolher um macho de curió (pardo ou preto) de seu plantel, que demonstre interesse quando exposto diante fêmeas de curió,ou melhor dizendo (se engrace ao vê-las, essencialmente rasgando para fêmea).
2º "MAIS IMPORTANTE EM MINHA OPINIÃO". Uma fêmea mansinha, (que não seja briguenta, nem de muita valentia), e se possível que já tenha criado anteriormente, pois, aceitará e baixará gala ao futuro reprodutor no momento exato, ato que ira encorajará, o macho no ato de gala.
3º Gaiola mais conhecida como galadeira, que já segue o padrão de fábrica pequeno e passadeiras maiores “para facilitar a passagem do macho até gaiola da fêmea, para cobri-la rapidamente e retornar a sua própria gaiola”.
4º Gaiola criadeira de curió fêmea, que também segue o padrão de fábrica com passadeiras maiores para facilitar a vinda do macho d até a fêmea , e que siga tamanho especial para criação e tratamento de filhotes no futuro.
5º Uma tapa para bloquear a visualização de um pássaro ao outro. Podendo simplesmente se-la um pedaço de papelão.
Aconselho o treinamento de passagem do macho na galadeira até a gaiola criadeira, de preferência parecida com a da fêmea a ser galada, porém sem nenhuma fêmea, pois se trata de um principiante em treinamento de passagem. Aí cola-se uma gaiola à outra com a tapa, abrindo a tapa o toca de uma gaiola para outra.
Exemplo:
Coloque o macho na galadeira, abra a tapa das gaiolas coladas, tranferindo o macho da galadeira para a criadeira passando, ao passa-lo conta-se aproximadamente 5/10 segundos e toca-o novamente até galadeira, ele retornando fecha-se a tapa novamente volta a tapa ao meios das duas gaiolas, assim sucessivamente até perceber que o futuro reprodutor não falhará no momento de gala,mesmo que pra isto exija dias de treino.
Em seguida, aconselho que as tentativas de gala sejam feitas no início da manhã e ao final da tarde, horário qual o curiós machos cantam com maior frequência e conquistam as curiolas mais rapidamente, com sua cantiga resultando o acasalamento de um ao outro.
Estando o macho e a fêmea, cada um em sua gaiola as duas grudadas uma a outra, contendo apenas o espaço para por a tapa entre elas.
Põe-se a tapa para evitar a visão de um ao outro, não esquecendo que para iniciar as tentativas de gala, a fêmea deve estar iniciando baixas de gala quando passado o macho em frente a ela, ou ao ouvir a cantiga do futuro reprodutor, pois, ela deve estar acasalada no canto dele e vice e versa.
Ao coloca-los próximo um ao outro, aconselho que deixem o macho cantando e rasgando à curiola durante o tempo necessário até ela se engrace no canto do macho carregando raízes até ninho, e iniciando baixar gala.
Quando percebido o interesse de um ao outro, aconselho que abram a passagem das duas gaiolas, e puxem de vagar apenas um pouquinho a tapa, apenas pra perceber, quais são as atitudes ao se verem, não visto a baixa de gala da fêmea, fecha-se a tapa novamente, isso quantas vezes for necessário pra aceita-lo.
Percebido a baixa de gala, abram completamente a tapa e deixando-o sair pra gala-la. Ao curió obter sucesso diante a gala automaticamente ele retornará até sua própria gaiola (Aqui motivo principal de treinamento para passagem de gaiola)
Enfim, retornando novamente ao início, esta é a forma com a qual obtive sucesso, ao fazer o meu galador. Cada criador usufrui de sua própria estratégia. Perante este post espero ajudar e facilitar o inicio de muitos novos criadores.

Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO curió meu galou por dois dias a fêmea,agora ela quer mais deixar ele galar será que é por que ela já vai botar ?
ResponderExcluirMeu curio fica subindo e descendo na femea cantando .. mas não gala ela .. ele voa por cima e não cola em cima dela .. já tem 2 temporadas que ele faz isso.. Parece q não sabe galar .. será que um dia ele irá galar a femea como deve ? Ele tem 3 anos e 7 meses .. será por ser novo?
ResponderExcluirMuito bom gostei
ResponderExcluirAchei muito interessante sua postagem valeu obrigado mas ainda não tenho um curió
ResponderExcluirMeu curió subiu na fêmea mas não encheu os dois ovos porque será ???
ResponderExcluirQuantas vezes ele tem que gala a fêmea pra garantir que gale a a fêmea
ResponderExcluir