segunda-feira, 29 de abril de 2013

CURIÓ, faculdade e aprendizado.


ETERNO APRENDIZ

Antonio Pereira da Silva/SP

Palavras do grande e experiente curiozeiro,  ex-Diretor do grupo (FEBRAPS) e principalmente um forte amigo. Pereira.

Diz ele:

Meus amigos:

Aprendi muito nesta vida e continuo aprendendo. Sou um eterno aprendiz.
Aprendi que para liderar é preciso servir e não fazer as pessoas se sentirem ou acreditarem que são inferiores.
Aprendi que é muito importante tratar outros seres humanos exatamente como a gente gostaria de ser tratado.
Aprendi que aqueles que querem se incluir como pertencentes a uma casta de superiores, nunca serão líderes e serão, simplesmente, autoridades.
Aprendi que os verdadeiros líderes são aqueles que têm a capacidade de construir relacionamentos saudáveis e habilidade para que as coisas sejam feitas através de pessoas e elas as façam com boa vontade, visando atingir objetivos identificados como sendo para o bem comum.
Aprendi que, ao contrário, a autoridade ou o poder tem a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer, é o caso dos ditadores, por exemplo.
Aprendi, também, que não devemos usar o poder ou autoridade com os voluntários, pois se assim procedermos, certamente eles não ficarão conosco por muito tempo.
Aprendi, ainda, que o autoritário se concentra muito na tarefa e não no relacionamento e tudo na vida gira em torno dos relacionamentos.
Aprendi que os relacionamentos são muito importantes nas organizações e na nossa vida e o poder ou autoritarismo corrói os relacionamentos.
Aprendi que o líder, por sua vez, se não estiver cumprindo suas tarefas e só se preocupar com o relacionamento não terá sua liderança assegurada.
Então deduzi: o líder tem capacidade de executar tarefas SE ao mesmo tempo construir e fortalecer os relacionamentos.
Estes são alguns princípios nos quais me apoiei para conduzir o Departamento de Canto de Curió, nestes últimos anos.

Um abraço.
PEREIRA.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

EUTANÁSIA: QUEM DECIDE A HORA CERTA DE MORRER?

AMOR ENCERRADO POR DOR. SERÁ QUE DEVE?  Foto: Getty         Todos passam por momentos desagradáveis na vida. Uma enfermidade incurável, que ...